Listen

Description

“…de uma só boca procede benção e maldição.” Tg 3.10

Sabia que suas palavras podem interferir na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor? E as escrituras já vem alertando sobre isso há muito tempo, mas será que estamos levando isso a sério?

Infelizmente, é muito comum vermos pessoas que se apegam a palavrões como suas pronuncias favoritas. Também ouvimos pessoas que afirmam diariamente que estão pobres e totalmente quebrados, que se sentem feias, que não se amam e tudo só dá errado na vida delas.

Essas pessoas simplesmente estão maldizendo sua própria vida o tempo todo e nem percebem isso! Sabemos de acordo com as escrituras que seremos julgados por nossas ações, pensamentos e palavras.


"Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear, está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela maldizemos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isso se faça assim." (Tiago 3: 8-10)

As palavras e afirmações diárias contribuem para a criação de pensamentos sejam positivos ou ruins. Os pensamentos também são resultados de coisas em que passamos a focar diariamente e isto termina definindo o modo como agimos na vida e tudo isso resultará em qual destino eterno viveremos.

AMALDIÇOANDO A SI PRÓPRIO.

Geralmente se vê esta questão de outro ângulo, sempre como sendo amaldiçoado por alguém; mas na maioria das vezes auto amaldiçoa-se de forma involuntária e recebem na vida as consequências pela liberação de palavras e expressões indevidas, por exemplo:

Sou idiota; não presto para nada; meu destino é sofrer; sou azarado; nasci para o fracasso; nunca vencerei; sou danado; e muitas outras. Estas expressões quando proferidas, autorizam aos espírito demoníacos a agir fazendo acontecer o declarado. Portanto cuidado com as palavras.

A auto-estima também é abalada quando se fala do corpo, por exemplo:

Não gosto do cabelo; da boca; dos olhos; dos dentes; do nariz ; sou gordo etc. 

AMALDIÇOANDO O PRÓXIMO

Quanto ao próximo, deve-se ter o cuidado de não proferir palavras não edificantes, pois pode-se amaldiçoá-lo. Na Bíblia vê-se o exemplo de Noé, que amaldiçoa seu filho Canaã .

“… Maldito seja Canaã..” (Gn 9.24-27)

Deve-se ter um cuidado especial com palavras ou expressões que verdadeiramente desconhecemos o significado, como exemplo veja:

Danado, muito comum no Brasil, mas seu significado é condenado ao inferno.

AMALDIÇOANDO OS FILHOS

É extremamente fácil praticar o ato da maldição contras os filhos, mesmo sem querer. Por serem cheios de energia e em muitos casos desobedientes, teimosos e respondões, facilmente os filhos enervam os pais, que usam palavras e expressões de maldição.

Por isso os pais, devem ter cuidado com os termos usados em relação a seus filhos, falem palavras edificantes , construtivas e positivas; assim certamente serão honrados pelo Deus vivo.

Palavras geram marcas profundas de morte ou de vida na alma das pessoas. Então que todos nós possamos nos esforçar para trocar as palavras de maldição por palavras de benção.

Precisamos vigiar o que sai dos nossos lábios! Palavras não são inofensivas; são expressões da nossa alma, que têm um peso espiritual para o bem ou para o mal, pois estamos cercados por uma nuvem de testemunhas (Hebreus 12:1)!

Por isso, cuide com suas palavras, em todo o tempo, troque a murmuração por palavras de bênção. Substitua o “está difícil” pelo “tudo vai melhorar” por exemplo, tenho certeza que tudo realmente vai melhorar!

Seja uma fonte de bênçãos, use palavras que edificam!