Você sente medo assistindo filmes de terror? Ou o gênero na literatura te assusta mais? O medo, assim como outros sentimentos, é largamente explorado pela nossa cultura nos proporcionando experiências únicas. São nelas que sentimos o coração bater forte, as pernas bambearem, mas tudo isso no conforto de nossas casas.
Mas, afinal, porque gostamos de obras, filmes e livros que nos dão medo? E como eles manipulam nossas emoções para que sintamos essa aflição? Essas e outras perguntas são trabalhadas por Luana Carvalho e Dairine Moreira no segundo episódio de Onde Habitam Nossos Medos: Imaginário. Para isso, contaram com a ajuda de três professores da UFMG: Eduardo Jesus, do Departamento de Comunicação, Daniel Bonomo da Faculdade de Letras e Adriana Veleiro, do Departamento de História.
Este episódio foi produzido por Luana Carvalho e Dairine Moreira, sob orientação de Phellipy Jácome e Rafael Francisco; Gravação feita por Frederico Pessoa; Arte de Capa por Laura Adler e Letícia dos Anjos; Foto retirada de banco de imagens gratuitas; Vinheta por Gabriel Barcelos e Alexandre Miranda. Neste episódio foram utilizados trechos dos trailers dos filmes “Invocação do Mal” e “Corra”; Artigos e reportagens foram retirados dos sites: The Wrap, Sociology Group, Fundação Clóvis Salgado e Frontiers; Para o quadro Sussurros utilizamos um conto autoral de Laura Adler com a narração da mesma, a edição é de Gabriel Barcelos.
A Rádio Terceiro Andar é um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão coordenado pelos professores Phellipy Jácome e Sônia Pessoa. Para saber mais, acesse fafich.ufmg.br/terceiroandar e nos siga nas redes sociais no @radioterceiroandar.