O Envelhecimento Ativo é um projeto de extensão que contribui com a formação e o processo acadêmico de estudantes de diversos cursos. A missão dessa iniciativa é proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas acima de 45 anos através das atividades físicas, sociais e culturais.
Criado em 1992, o Projeto Educação Física para a 3ª idade surgiu a partir da solicitação de moradores do bairro Providência, que ao entrarem em contato com o departamento de Educação Física da UFMG, obtiveram orientação para o desenvolvimento de atividades físicas. Mas foi a partir de 1993 que o grupo se fixou na Escola de Educação Física, tornando-se um Projeto de Extensão da Universidade.
Em 2003, o projeto vinculou-se ao Programa “Promovendo a Autonomia e a Independência do Idoso da Comunidade”, e com isso ressaltou-se a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar entre os cursos de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
O Programa Envelhecimento Ativo atende ao público acima de 45 anos utilizando os espaços da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além de espaços de parceiros como a ASSUFEMG e a Igreja Batista do Barro Preto.
Para essa pílula foram entrevistados a Co-cordenadora multidisciplinar do programa, Camila Andrade, e a advogada Eliane Imaculada, participante do programa.
A produção, roteiro, edição e narração é de Diogo Diniz e Wander Soares.