Listen

Description

Mensagem por Aldair Queiroz

Conferência O Caminho do Discípulo | 03,04 e 05 de Dezembro de 2021 | www.abase.org | contato@abase.org

Mateus 28.18-20 / Gálatas 4.19-20 / Efésios 4.11-16 / Filipenses 2.2-4 / Filipenses 1.1-11

RESUMO

Ser discípulo é ser um seguidor, ter um relacionamento pessoal e salvador com Jesus. Discipulado é uma ordenança, mas antes de pensar em fazer discípulos é preciso pensar se você está vivendo como um. Fazer com que outro seja formado um discípulo de Jesus demanda tempo e paciência, por isso poucos estão dispostos, mas não existe maturidade espiritual sem convívio com o próximo, isto faz com que você seja desafiado a mudar certos aspectos e hábitos.

As prioridades da Igreja (adoração, discipulado e missão) estão relacionadas à sua identidade.

Compreensões fundamentais sobre a Igreja e sentido do discipulado:

A Bíblia fala de níveis e tipos de conhecimento sobre Deus que auxiliam na compreensão do discipulado e como corresponder a ele, são eles:

  1. Cognitivo - Quem Deus é e o que pode fazer
  2. Relacional - Algum tipo de relacionamento mais próximo
  3. Afetivo - Intimidade
  4. Obediência - Peculiar do discípulo

O sentido do discipulado é compreender que você é uma nova criatura resgatada e que agora vive com seus irmãos em família, expressando o mais alto nível de obediência através da continuidade à obra redentiva de Jesus, anunciando-O através do discipulado.

Caminhar como um discípulo é viver como na eternidade porque sabe como a história termina. Todas as áreas de sua vida devem ser afetadas pela missão do discipulado:

O discipulado gera formação espiritual, maturidade e exige disciplina. Em Gálatas 4.19-20, Efésios 4.11-16, Filipenses 2.2-4, Paulo mostra a importância de dia após dia tratar o ego e crescer em Cristo.

Tríade do discipulado: Formação espiritual, cuidado do coração e aconselhamento (caminho da sabedoria).

Deus fortalece você através dos relacionamentos!

Em Filipenses, o apóstolo Paulo está preso e envia uma carta aos seus irmãos tratando-os como amigos e sendo intencional em mencionar sua gratidão, oração e cooperação com eles.

Desenvolva amizades cristãs verdadeiras que mesmo longe cuidem e orem, seja grato por tudo que se lembra, pois até as maiores desavenças deixam cicatrizes que formam alianças inquebráveis.

REFLEXÃO

  1. Você se considera um discípulo e discipulador? Onde se encontra seu nível de conhecimento e relacionamento com Deus?
  2. Você consegue encontrar áreas de sua vida que ainda não foram afetadas pelo discipulado? Peça a Jesus que te guie nessa jornada.
  3. Lendo Filipenses você consegue enxergar em seu convívio amizades que são forjadas com este nível de comprometimento?