Mensagem por Felipe Merotto
Série "Escatologia Essencial"
14 de Novembro de 2021 |www.abase.org | contato@abase.org
“E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações” Apocalipse 2:26
RESUMO
Existem diversos questionamentos que permeiam o livro de Apocalipse quanto aos acontecimentos do fim e sua ordem, eles podem ser respondidos a luz da Palavra mediante uma leitura diligente. Cronologia do fim: Grande tribulação, segunda vinda de Jesus e arrebatamento da igreja, reino milenar.
Milênio: Período em que Jesus governará abertamente, todas as esferas da sociedade serão restauradas a partir da perspectiva de Jesus.
- O milênio é literal? Sim, é um período de tempo literal inaugurado na segunda vinda de Jesus (Ap. 20:4 e 6)
- O que faremos durante o milênio? Julgar e reinar juntamente com Jesus, desempenhando funções de governo e liderança, trabalhando na expansão e implementação do Reino de Deus (Apocalipse 20:4-6)
- Como seremos no milênio? A melhor demonstração é a interação de Jesus com os discípulos durante os quarenta dias após a ressureição (Lucas 24:13-53)
- Como engajar em tudo que Deus vai fazer a partir de agora? Oração, adoração e realizando o que Deus confiou em suas mãos hoje com excelência. O milênio pode ser pensado como uma continuidade dos talentos e oportunidades que estão disponíveis atualmente
- Qual a finalidade do milênio? Unir o natural e o sobrenatural (Efésios 1:9-10)
- Quem estará no milênio? Os santos redimidos (aqueles que antes da segunda vinda entregaram suas vidas a Jesus), os pecadores condenados (não vão desfrutar mas serão julgados e alvos da condenação) e os sobreviventes da grande tribulação (não se renderam ao anticristo mas não são cristãos – alvo do discipulado e serviço como oportunidade de se converter reconhecendo Jesus como Messias através dos santos redimidos)
Grande tribulação: Momento mais terrível da história onde a plenitude do pecado e maldade se multiplicará, só um discípulo forjado em oração e adoração pode ser luz neste momento sendo atingido pelo ápice da maturidade e liberação de glória que será liberada.
- Quando começa a grande tribulação? Quando o anticristo exigir adoração para si dentro do templo em Jerusalém (2 Tessalonicenses 2:1-12)
- Como será a grande tribulação? Período mais violento e drástico da história (Mateus 24:21-22)
- A igreja vai estar presente na grande tribulação? Sim, a igreja se levantará como luz em meio às trevas. Pela misericórdia de Deus esse período será abreviado, caso contrário ninguém sobreviveria (Mateus 24:15)
- Qual o prazo? Três anos e meio (Apocalipse 11:2-3; 12:6; 13:5)
- Quem é o anticristo? Figura fundamental no fim dos tempos que formará alianças promovendo falsa paz (Daniel 9:27)
- Haverá salvação na grande tribulação? Sim, durante a grande tribulação muitas pessoas serão salvas e para que isso aconteça é necessário que cristãos estejam presentes (Daniel 12:10)
- Como acaba a grande tribulação? Jesus vem como Rei guerreiro esmagando toda maldade (Apocalipse 19:11-16)
Antes de tudo isso podemos esperar o panorama de Atos 2:17-21 acontecendo como expectativa para o fim dos tempos. O relato mostra a experiência da igreja com a maior demonstração de poder, amor, perseverança, avivamento e rendição em meio ao martírio, dificuldades individuais e coletivas sem perder a fé, quanto mais hostil era a realidade, mais a igreja orava e o poder de Deus se manifestava.