A primeira tarefa da comunicação deveria ser a de tornar as pessoas menos sozinhas. Se ela não fizer diminuir a sensação de solidão a que tantos homens e mulheres se sentem condenados, então tal comunicação é apenas diversão, não é artesanato de vínculos, como dissemos antes.
Para poder levar a cabo esta missão, é preciso deixar claro que uma pessoa se sente menos só quando se dá conta de que as perguntas, as esperanças, as dificuldades que tem dentro de si encontram expressão fora. Só uma Igreja que esteja imersa na realidade sabe realmente o que há no coração do homem contemporâneo. Portanto, toda a comunicação verdadeira é feita sobretudo de escuta concreta, de encontros, de rostos, de histórias. Se não soubermos como estar na realidade, nos limitaremos a indicar de cima orientações que ninguém ouvirá. A comunicação deveria ser uma grande ajuda para a Igreja, para viver concretamente na realidade, favorecendo a escuta e captando as grandes perguntas dos homens e das mulheres de hoje.
--
Texto: Gracielle Reis
Apresentação: Bárbara Santana, fsp
--
O programa "Palavras de Francisco" é transmitido de segunda a sexta-feira, às 11h na Paulinas WebRádio e às 13h no YouTube.
-
Paulinas WebRádio, a sua rádio, sua música e sua melhor companhia. Ouça: https://webradiopaulinas.com.br
--
PAULINAS WEBRÁDIO
0800 70 100 81
Facebook: https://www.facebook.com/paulinaswebradio
Instagram: https://instagram.com/paulinaswebradio
YouTube: http://bit.ly/PaulinasWebRadioYouTube