Ana Rita de Calazans Perine (Filósofa Clínica, cofundadora do Instituto ORIOR- Resgate Filosófico, Transdisciplinaridade e Sustentabilidade) recebe Elizabeth Alves (filósofa, terapeuta, sistematizadora do Yoground, a yogaterapia que trabalha a raiva e o medo), em um diálogo sobre as possíveis interseções entre níveis físico, emocional e mental.
Contato Convidada: yoground.com
Texto Introdutório:
"O que pensamos parece afetar nosso corpo. Da mesma forma, o que fazemos com nosso corpo parece afetar nossa mente.
A citação do poeta romano Juvenal, "mente sã em corpo são", que exaltava a virtude ao alertar para que as orações pedissem o essencial, saúde física e espiritual, encontra a máxima pitagórica: "não faças de teu corpo, a tumba de tua alma".
Platão, em A República, como pré-requisito de uma educação que desperte e potencialize o humano, enfatiza a necessidade de ginástica para o corpo e de música para a alma.
Nietzsche, provavelmente constatando rupturas e devaneios, alerta e reposiciona... "Há mais sabedoria no teu corpo do que na tua filosofia mais profunda."
Eduardo Galeano, no que muito lembra Espinosa, sentencia a dádiva... "O corpo não é uma máquina como diz a ciência. Nem uma culpa como nos fez crer a religião. O corpo é uma festa."
Da mesma forma que a natureza pode ser compreendida como um livro aberto a ser lido, nosso corpo físico também pode ser encarado como substrato material que permite registros, impressões de pensamentos e emoções.
Assim sendo, como andam nossos corpos e o que revelam de nós?!"
(Ana Rita de Calazans Perine)