Antonio Adolfo, pianista, compositor e arranjador, lança o CD ‘Jobim Forever’, uma reverência a obra do ‘maestro soberano’ Tom Jobim (1927-1994)
Álbum, que já foi lançado nos EUA e ocupou por várias semanas o 1º lugar na parada da revista JazzWeek, foi selecionando para o Grammy em várias categorias
Outra boa novidade na vida de Adolfo é que seu CD de 2020, 'BruMa - Celebrando Milton Nascimento', só com músicas de Milton, lançado aqui e lá fora, concorre ao Grammy Latino, que será apresentado no início de nov/2021 O compositor e arranjador carioca Antonio Adolfo, com mais de cinco décadas de carreira, reconhecido internacionalmente como uma personalidade do jazz latino, está lançando digitalmente no Brasil o CD Jobim Forever (selo AAM Music/disponível no Spotify – Deezer – iTunes e outras), em que apresenta sua versão da obra de Tom Jobim (1927-1994). Privilegiou composições dos anos 1960, grande momento da música, quando as inovações de Jobim ajudaram a tornar o Rio de Janeiro e todo o país, o centro de uma cultura musical mundial.
Adolfo, que foi amigo de Jobim, conviveu com ele, inclusive quando deu aulas para seus filhos e neto, concedeu-se aqui a liberdade para rever o repertório do ‘maestro soberano’, como Jobim era chamado. Isso aconteceu com The Girl From Ipanema, A Felicidade e How Insensitive, por exemplo, nas quais criou arranjos, fez variações melódicas e mudanças de métrica, como costuma fazer quando aborda composições de outros. “Quando faço um arranjo, toco a música várias vezes até sentir uma espécie de parceria com o autor. Após absorvê-la, deixo minha interpretação emergir e, então, posso criar as diferentes harmonias, métricas, fraseados e formas que adapto aos instrumentos para os quais concebo os arranjos”, diz Adolfo.
Antonio Carlos Jobim é um dos nomes mais importantes e influentes da música mundial. Sua obra continua apreciada por muita gente e regravada de diversas formas e por artistas de gêneros distintos.
Adolfo lembra que ouviu Tom Jobim pela primeira vez em 1959, no rádio do carro de sua mãe. A música A Felicidade (Jobim/Vinícius), imediatamente fez com que ele fosse seduzido pela sonoridade daquela ‘nova Bossa’, que resultou numa das suas maiores influências. Tornou-se músico profissional aos 17 anos, liderando o Trio 3D, e tocando com Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento. Milton, aliás, é tema do seu CD BruMa - Comemorando Milton Nascimento (2020), que ficou em 1º lugar na parada nacional da JazzWeek por várias semanas.
O CD Jobim Forever tem participação dos músicos: Jessé Sadoc (trompete/flugelhorn), Danilo Sinna (sax alto), Marcelo Martins (sax tenor, soprano e flautas), Rafael Rocha (trombone), Lula Galvão (violão e guitarra), Jorge Helder (contrabaixo), Dadá Costa (percussão) e desta vez, com participações especiais de Paulo Braga (bateria), que tocou com Tom Jobim durante vários anos e do cantor Zé Renato, em A Felicidade (Jobim/Vínicius).
Adolfo tem gravado seus discos solo com frequência. Alguns foram indicados ao Grammy Latino, como Rio Choro Jazz... (2014), Tema (2015), Tropical Infinito (2018) e Hybrido – from Rio to Wayne Shorter, (2018), este último também ao Grammy (2018) como Melhor Álbum de Latin Jazz.
| Antonio Adolfo – CD Jobim Forever | www.antonioadolfomusic.com |
| Disponível para streaming e download: Spotify – Deezer – iTunes e outras |
informações à imprensa | Tambores Comunicações | (11) 99966 9320 | tamborescom@uol.com.br |