Reynaldo Bessa é músico, poeta, escritor e professor. Já lançou sete CD’s.
O trabalho de estreia foi “Outros Sóis” (1994). Em 1996, lançou “O Beco das Frutas” (Selo – Alpha Music); em 2000, lançou o elogiado “Angico” (relançado em 2004 pelo selo Devil discos); e em 2007, veio com “O Som da Cabeça do Elefante” (Selo – Devil Discos). Estes dois últimos selecionados para importantes prêmios de música. Em 2008 lançou seu quinto trabalho, “Com os Dentes”. Diferentemente dos anteriores, em seu primeiro registro ao vivo, Bessa dá voz e ritmo a poemas de autores clássicos como Alphonsus de Guimarães (Hão de Chorar por Ela os Cinamomos”) e contemporâneos como Fabrício Carpinejar (Cartas de Amor) passando por Drummond, Leminski, Bukowski, Alice Ruiz e outros nomes das letras.
Bessa tem parcerias com grandes nomes da Música brasileira. Entre elas, a música “Por Amor”, dele e Zé Rodrix, foi gravada pelo grupo IRA! no acústico MTV do grupo. Depois, em carreira solo, Nasi, (vocalista do grupo Ira!) regravou “Por amor” agora dividindo a voz com Vanessa Krongold. (Cd e DVD). Bessa teve também sua música “Devastador” gravada pela cantora Rita Ribeiro. Em 2008 o artista viajou pela Europa onde tocou em diversos países, como: Portugal, Itália, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Holanda. Em 2009 tocou em Cochabamba e Sucre, e La Paz, na Bolívia.
O artista já tocou ao lado de grandes nomes da MPB, como Chico César, Zeca Baleiro, Walter Franco, Sá e Guarabyra, Zé Geraldo, entre outros. Participou de diversos festivais de música pelo Brasil onde foi premiado diversas vezes. No início de 2009 o artista também lançou seu primeiro livro de poemas (Outros Barulhos - Poemas) Prêmio Jabuti 2009 (Poesia) O livro traz a orelha do poeta Fabrício Carpinejar. Em 2011 lançou seu livro de contos “Algarobas Urbanas” (Finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2010), pela editora Patuá. E em 2012, lançou mais um de poesia: “Não tenho pena do poema” (Rubra Cartoneira Editorial - Londrina-PR). Além disso, o escritor-músico ministra oficinas de criação literária (mais de 200 só em São Paulo) em diversas bibliotecas públicas de São Paulo e outras cidades. O artista lançou em 22 de junho de 2013 o seu quarto livro de poemas: “Cisco no olho da memória” (Terracota Editora/Selo Musa Rara) – 2013 (Prêmio Internacional da UBE – RJ – União Brasileira dos Escritores - 2014). Em 2014 lançou seu romance de estreia: Na última lona (Editora Penalux). O autor já foi júri de grandes prêmios literários, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura, Jabuti, OffFlip, entre outros. Também foi/é jurado de diversos festivais de música pelo interior do país. Também escreve para sites, blogues, jornais sobre literatura, música e poesia, e tem contos, crônicas, poemas publicados em revistas, jornais, suplementos literários pelo Brasil e exterior. Em 2018, lançou seu terceiro livro de poemas Do pássaro voando ao contrário, pela editora Penalux. Já em setembro de 2020, o autor lançou seu segundo livro de contos “A noite além de escura”, tambémpela editora Penalux.Atualmente, o artista está em campanha de divulgação do seu sétimo disco – O futuro que me alcance – nas plataformas digitais.