Listen

Description

A igreja de Tiatira era uma igreja localizada na província romana da Ásia, na cidade de Tiatira. A carta à igreja de Tiatira está registrada no Novo Testamento, no livro do Apocalipse. Escrita pelo apóstolo João, essa carta registra as palavras do próprio Senhor Jesus ao anjo da igreja de Tiatira.

Nos tempos do Império Romano, a cidade de Tiatira tinha sua importância. Localizada a pouco mais de 80 quilômetros de Esmirna e no meio do caminho para Pérgamo, a capital da província, Tiatira era uma grande cidade comercial.

A carta à igreja de Tiatira

A carta à igreja de Tiatira começa trazendo uma grandiosa autodesignação de Cristo: “Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido” (Apocalipse 2:18). Essa apresentação de Cristo tinha tudo a ver com o contexto em que viviam os cristãos daquela cidade. Tiatira possuía uma famosa associação que trabalhava com bronze.

Na sequência Cristo elogia a igreja de Tiatira por seu trabalho. Ele declara conhecer suas obras, seu amor, sua fé, o seu serviço e sua perseverança. Na verdade as últimas obras da igreja de Tiatira eram mais numerosas que as primeiras. Os estudiosos acreditam que nessa época a igreja de Tiatira já tinha quase quatro décadas de existência.

Mas se na carta à igreja de Tiatira o Senhor Jesus elogia a igreja por suas boas obras, Ele também repreende a igreja por sua negligência em combater certas práticas e costumes pagãos que estavam sendo introduzidos na comunidade cristã enquanto a importância da disciplina aos membros faltosos era negligenciada.

O principal problema da igreja de Tiatira tinha um nome bem definido: Jezabel. Não é possível afirmar com exatidão se Jezabel era o nome real da mulher que pertencia àquela comunidade ou era o seu pseudônimo; já que o nome Jezabel na Bíblia é sinônimo de sedução à idolatria e à imoralidade.

A promessa à igreja de Tiatira

Na carta à igreja de Tiatira, em vez de trazer uma lista de exigências aos crentes fiéis que não tinham abraçado a falsa doutrina de Jezabel, Cristo apenas os exorta a continuarem fiéis, evitando os costumes pagãos daquela cidade (Apocalipse 2:25).

Então o Senhor Jesus promete aos crentes que guardarem os seus mandamentos, que eles reinarão com Ele, e estarão associados ao próprio Cristo no julgamento que condenará os pecadores reduzindo-os “a pedaços como se fossem objetos de barro” (Apocalipse 2:27). Em Tiatira também havia um forte comércio de cerâmica. Então os crentes não tiveram qualquer dificuldade para entender esse simbolismo.

A carta à igreja de Tiatira termina com a afirmação de que os crentes fiéis não apenas reinarão com Cristo, mas ainda participarão do seu esplendor (Apocalipse 2:28).