O autor Charles Duhigg divide o livro em três partes: na primeira tratando dos hábitos e das rotinas das pessoas; na segunda abordando os hábitos das empresas e das grandes organizações; e, por fim, os hábitos sociais. Como forma de atestar seus argumentos, o autor apresenta diversas pesquisas bem interessantes.
Com o objetivo de entender como funcionam os hábitos, o autor buscou estudar os cérebros, encontrando, assim, padrões, vistos após análises: mesmo após sofrer com problemas de saúde, algumas pessoas mantinham hábitos os quais não eram possíveis serem explicados por meio da lógica. Para entender esse padrão, Duhigg mostrou um estudo realizado no final do século XX pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), no qual descobriram um ciclo neurológico em todos os hábitos, denominado como o Loop do Hábito.
Pode não fazer sentido, mas se não fosse pelos hábitos, toda vez que uma pessoa entrasse para dirigir um carro, por exemplo, ela teria que começar tudo novamente, como se fosse a primeira vez. O hábito é sua capacidade de operar no piloto automático, realizando atividades complexas sem a necessidade de comportamentos conscientes.
Quer entender mais?
Vem ouvir o áudio desse resumo que ficou topzera!