🌱💚O Brasil tem se destacado pelo aumento no consumo de antidepressivos e ansiolíticos, um crescente sem freio. Nesse cenário temos o PharMacon - Observatório do Uso de Medicamentos, M4conh4 e Outras Drogas, coordenado pela professora Claudia Fegadolli, docente na UNIFESP, que propõe um caminho diferente: unir universidade, SUS e usuários para repensar o cuidado em saúde. Pós-doutora em Saúde Coletiva e estudiosa do uso de benzodiazepínicos, Claudia defende que a lógica da prescrição rápida tem substituído abordagens mais humanas e integrais.
Nesta entrevista, ela aponta que o aumento do uso de psicotrópicos revela um modelo que medicaliza o sofrimento ao invés de escutá-lo.
O PharMacon atua como espaço de resistência à mercantilização da saúde e vem fortalecendo o debate sobre o acesso à cannabis medicinal como questão de saúde pública. Para Cláudia, os principais entraves são políticos, econômicos e institucionais e a resistência à cannabis vem menos do preconceito e mais da disputa por interesses.
Ela acredita ser possível uma política de cannabis que una sustentabilidade econômica e interesse público, desde que a universidade tenha papel ativo na formação de profissionais sensíveis à singularidade dos sujeitos.
A entrevista completa está no nosso canal. Imperdível para quem acredita que saúde se faz com ciência, escuta e justiça social.
🔗Acompanhe esse episódio 🎙️ clicando no link.tree na bio.
📻O Gotas de Esperança é o podcast produzido pela associação Abrace, trazendo entrevistas e debates sobre o cenário da C4nn4bis terapêutica no Brasil. 📌Toda semana um novo episódio! Esperamos você 🌱💚