Listen

Description

Dentro das comemorações do centenário de amizade entre Murilo Mendes e Ismael Nery, o professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP) e crítico literário, Murilo Marcondes de Moura, nos brinda com sua extensa pesquisa dedicada à vida e à obra de Murilo Mendes, cujo desdobramento resultou em sua dissertação de mestrado e, posteriormente no livro de mesmo nome “Murilo Mendes: a poesia como totalidade”.

Marcondes fala a respeito da relação entre o poeta e o artista e as marcas profundas deixadas por ela em ambas as produções. Ressalta a importância dos escritos de Murilo sobre o amigo em “Recordações de Ismael Nery” de 1948, e reflete o contexto cultural de trocas intelectuais e artísticas no Brasil na década de 1920.

O pesquisador destaca ainda a produção poética de Murilo infundida pelo “Essencialismo” de Nery, fato que permeia o processo criativo do poeta de diferentes maneiras e ao longo de sua vida; e, também, chama atenção para Nery, cuja presença orienta Murilo para a vertente internacionalista da arte. Além disso, aborda o interesse e o desejo dos amigos pelo conhecimento para além do mundo visível, por meio de seus trabalhos e percepções.

A apresentação "Arte e poesia: amizade na totalidade" também está disponível em vídeo no canal do Museu de Arte Murilo Mendes no YouTube.