Listen

Description

Como se auto perdoar? No final de ano, é comum fazermos um balanço de nossa vida e, dependendo do que ocorreu, nos culparmos.

Eu te entendo, eu já tive dificuldade para me auto perdoar, e quero tentar te ajudar através de dois passos que aprendi com os Princípios do Estado Presente do Amor.

O primeiro passo é que você precisa aceitar que o evento aconteceu no passado e não pode ser mudado. Ele não existe mais.

Você não está vivendo com as consequências, você está vivendo com as emoções que você nutre do que fez, sejam elas raiva ou angústia.

Não sei quais emoções você sente quando lembra do ocorrido, mas eu sei que você precisa ir para o passo dois.

Segundo passo, após sentir essas emoções, você precisa entender que elas estão no seu agora e que você precisa neutralizar essas emoções.

O que é neutralizar as emoções? É não dar nenhuma polaridade para elas, ou seja, tirar a negatividade delas.

Você precisa se distanciar dessas emoções, entendendo que, o você do passado, não tinha o repertório comportamental e emocional para agir diferente.

Quando você consegue fazer isso, você está silenciando o seu Corpo de Dor, que é o responsável por fazer você permanecer no sofrimento e ficar paralisado no presente.

Ao silenciar o Corpo de Dor, você começa a trabalhar autocompaixão, diminuindo a resistência, permitindo com que você saia da Paralisia Emocional e siga.

Talvez você ainda não queira se perdoar, porque ao fazer isso, você vai ter que aceitar a potência de transformação que existe dentro de você.

Mudar gasta energia e dá medo. Porque se você mudar, se você aceitar a sua potência, você vai precisar abrir mão de quem você acha que é.

Aproveite o início de ano e se perdoe, aceite a sua potência interna, e você ficará mais perto do seu verdadeiro eu, da sua essência, que é amor.

Com carinho,

DONA ANA 💕🌿

Ana Paula da Rocha Lima

Psicóloga, CRP-08/15011

#psicologia #relacionamento #transformação #autoconhecimento #estadopresentedoamor

#dependenciaemocional #liberdadeemocional #donaana