Calma! Eu sei que existe a Andropausa, e esse pode ser o tema de um próximo vídeo.
Basta você comentar pedindo.
A intenção deste vídeo é mostrar, com um pouco de humor, como seria se os homens passassem pelos mesmos sintomas que nós mulheres.
Tanto a Menopausa, quanto a Andropausa, são assuntos sérios que envolvem a saúde física e emocional, e falar sobre, muitas vezes, ainda é “tabu”.
Para a mulher, a pré-menopausa (ou climatério) é o sinal de que a sua capacidade reprodutiva está chegando ao fim, e isso mexe muito com o emocional de uma mulher.
Se pensarmos que na década de 1940 a expectativa de vida era de 50 anos, o climatério também era sinônimo que o final da vida estava próximo.
Hoje a expectativa de vida para as mulheres é de 80,5 anos, segundo o censo de 2021 do IBGE, mas essa questão de final de vida ainda está impregnada no inconsciente coletivo.
Ou seja, hoje após o início dos sintomas do climatério (por volta dos 40 anos) a mulher ainda tem praticamente mais uma vida a ser vivida. E precisa se adaptar ao novo funcionamento do seu corpo.
Por isso é tão importante o acompanhamento médico, para reduzir sintomas físicos, além do acompanhamento psicológico para entender algumas mudanças emocionais e psíquicas.
Neste momento, a mulher precisa de mais compreensão e acolhimento do parceiro. Pois, nós mulheres, muitas vezes, deixamos de nos reconhecer com tantas mudanças que ocorrem com a gente.
Por fim, independente do seu gênero, entenda:
“A mudança é inevitável, aceite-a e faça os movimentos necessários para que ela seja a mais fluida possível.”
Agora, se você é mulher, encaminhe para o seu parceiro este vídeo, quem sabe ele passe a te entender um pouco melhor.
E se você é homem, encaminhe para os seus amigos, esse tipo de conhecimento pode ajudar a “salvar” o relacionamento.
Com carinho,
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #transformação #autoconhecimento #estadopresentedoamor
#andropausa #menopausa #climatério #donaana