Você já se sentiu "pisado" por ser disponível no relacionamento?
Deixa eu te falar uma coisinha: Talvez você esteja confundindo ser DISPONÍVEL com ser ALTAMENTE DISPONÍVEL.
Uma pessoa verdadeiramente disponível está presente para o outro, mas no momento adequado, respeitando os seus limites e conciliando com os seus próprios compromissos.
Isso é saudável e cria equilíbrio na relação.
Agora, ser altamente disponível é cancelar todos os seus compromissos, se desdobrar e se adaptar ao que o outro precisa, sem considerar as suas próprias necessidades.
E aí o que acontece? Vem a frustração!
Você muda tudo para agradar ao outro, mas os planos mudam e você se sente desvalorizado.
É como transformar o relacionamento em um pronto atendimento, isso é uma postura que dificilmente irá se sustentar e que vai te desgastar física e emocionalmente.
Disponibilidade real não significa abandonar sua vida pela outra pessoa, mas sim estar presente, sem abrir mão do seu espaço e da sua agenda.
A terapia pode te ajudar a entender e construir relações mais equilibradas, aprendendo a dosar sua disponibilidade de forma mais saudável.
Para mais informações de como funciona o processo terapêutico comigo, ou sobre o curso “Descubra o seu Tipo de Apego”, clique nos links. 💖✨
Com carinho,
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#Psicologia #Transformação #Autoconhecimento #Relacionamento #CorpoDeDor #DonaAna #DependênciaEmocional #TiposDeApego #ApegoAnsioso