Você sabe o que é DSR?
A Disforia Sensível à Rejeição (DSR) é uma comorbidade do TDAH, em que a pessoa tem uma dor emocional extrema ao sentir medo de ser rejeitada. Mesmo que a possibilidade de ser rejeitada não seja real, que seja algo imaginário.
E isso faz com que a pessoa esteja sempre ansiosa nas suas relações sociais pelo medo irracional de ser rejeitada.
Por exemplo, a pessoa que tem TDAH envia uma mensagem e o outro visualiza e não responde de imediato. Pronto! Isso é suficiente para que se instaure o cenário catastrófico de rejeição na cabeça da pessoa.
Ela já imagina que o outro irá dizer não, ou que irá terminar com ela ou ainda que fez algo errado e que o outro está bravo.
Por isso, muitas vezes a pessoa com DSR evita o contato físico, pois se ela for dar um abraço, fazer um carinho e o outro não retribuir, na cabeça dela é a comprovação que está sendo rejeitada. E isso só aumenta o stress pelo qual essas pessoas passam.
E você pode achar que isso é normal, mas essa pessoa é como se tivesse um megafone na cabeça, tudo para ela é amplificado, fica gigantesco e por isso ela sofre tanto.
E como melhorar essa condição?
Eu indico que a pessoa comece um processo de autoconhecimento e de autodomínio, para conseguir reduzir o volume deste megafone interno.
Se você conhece alguém assim, que talvez sofra com a DSR, encaminhe o vídeo para essa pessoa e deixa um #EUACOLHO nos comentários.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #estadopresentedoamor #tdah #rejeição #dependenciaemocional #liberdadeemocional #donaana #transformação #autoconhecimento