— Mãe, o que você sentiu quando virou mãe solteira?
O dia das mães está se aproximando e resolvi fazer este vídeo, junto com a minha filha, para abordar um assunto que com certeza aflige muitas mães.
Quando me separei a minha sensação foi de fracasso. Pois me comparava com outras famílias e achava que a culpa era minha, que eu havia errado.
Além disso, eu fique com medo do julgamento dos outros, medo dela me culpar pela separação e medo de não dar conta sozinha. E esse não dar conta, envolvia as questões emocionais e financeiras.
Esses medos contribuíram, para que muitas vezes, eu não tomasse a decisão de sair do casamento.
Porém, muitas vezes, eu não conseguia dar a atenção e a estabilidade emocional que ela precisava, estando naquele casamento.
Nesse processo, eu entendi, que para ser uma mãe melhor para minha filha, eu precisava estar bem, precisava cuidar de mim.
E não foi fácil, pois as coisas não ocorrem de maneira separada, as mudanças chegaram e precisei lidar com a situação da forma que eu conseguia.
E sou sincera em dizer que foi até bem desgastante, mas hoje olhando para ela, em como ela está, sinto que foi a escolha certa a ser feita.
Nós mães, e pais também, queremos sempre o melhor para nossos filhos, e muitas vezes tentamos evitar que eles tenham decepções ou fiquem tristes.
Mas o processo de crescimento, nosso e deles, envolve aceitar que não controlamos tudo, que iremos cometer erros e acertos e que isso faz parte da vida.
Nossos filhos precisam do nosso amor, e só conseguimos entregar amor quando nos amamos.
Que a minha história, possa te ajudar de alguma forma.
Um Feliz Dia das Mães para todas as mães, solteiras ou não.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #dependenciaemocional #donaana #cegueiraemocional #liberdadeemocional #diadasmães