Listen

Description

Sábado almocei com os meus pais, um passeio muito legal, meu pai se emocionou e durante o almoço começou a tremer muito, por causa do mal de Parkinson.



Eu vi, nos seus olhos, que ele começou a ficar extremamente envergonhado porque a comida caía, os talheres faziam muito barulho, a sua saliva caindo e isso o deixou irritado.



Falei para se acalmar, que estava tudo bem, que as pessoas não estavam olhando, e que se olhassem, o problema seria delas.



Aí, vi o olhar de sofrimento dele e, eu como instrumento, não podia tirar dele esse momento de dor. Sugeri trocarmos o garfo por uma colher, e minha mãe, sem tirar o poder dele, falou para ele comer até onde conseguisse, que se fosse necessário, ela terminaria de dar a comida a ele. Ele foi se acalmando, bebeu um refrigerante, respirou, fomos conversando, tirando o foco da situação e ele conseguiu terminar de comer sozinho.



Talvez vc esteja pensando “eu não tenho a Dona Ana e a Dona Jandira, o tempo todo ao meu lado para me ajudar nos momentos de dor”. Nem ele tem, pois no dia a dia, estamos todos vivendo os nossos próprios filmes de terror.



Mas, diariamente, ele caminha 5km e estuda hebraico, ou seja, mesmo diante das circunstâncias, ele segue sendo o adulto que se acolhe.



Muitas vezes, quando vc chega a mim pedindo ajuda, eu te convido a aceitar a circunstância, mas vc está com raiva, vergonha, medo do que vão pensar e não consegue aceitar. Vc está cego emocionalmente diante da circunstância.



E é aqui que, como psicóloga, eu te peço perdão, por ter dito “aceite o cenário”, “vai ficar tudo bem”. Pois como instrumento, eu preciso alertar que isso só funcionará se vc se acolher como adulto.



E como fazer isso? Olhando para a sua criança ferida e dizendo “ok, eu entendo, chora, sinta essa dor, mas virei adulto, estou aqui para cuidar de vc.”



Se a história do meu pai contribuiu com a sua vida, e o meu pedido de perdão tocou o seu coração, coloca #EUACOLHO nos comentários.



DONA ANA 💕🌿


Ana Paula da Rocha Lima

Psicóloga, CRP-08/15011