Talvez você não goste da minha resposta, mas é mito achar que o evitativo é sempre individualista.
O que a pessoa, que atua no tipo de apego evitativo, faz são estratégias para evitar a intimidade.
Isso é uma maneira que ela encontrou de se proteger, mas isso não é agir de maneira egoísta.
O que muitas pessoas desconhecem é o verdadeiro significado de “individualista”: que é uma pessoa focada exclusivamente nas próprias necessidades e interesses.
Agora presta atenção aqui, a pessoa com tipo de apego ansioso também pode ser vista como individualista, porque ela se preocupa intensamente com suas próprias demandas emocionais, buscando sempre a atenção e resposta do outro.
A pessoa com apego ansioso idealiza um relacionamento onde suas necessidades são atendidas, e quando isso não acontece, gera insatisfação e até desespero.
Ou seja, tanto a pessoa com apego evitativo quanto a com apego ansioso podem ser guiadas pelo próprio interesse, mas de formas diferentes.
A chave para relacionamentos mais equilibrados é entender que ambos têm suas próprias estratégias de sobrevivência emocional.
Se você quer aprender a equilibrar suas demandas e melhorar suas relações, a terapia pode te ajudar a trabalhar essas dinâmicas de forma mais saudável.
Para mais informações de como funciona o processo terapêutico comigo, ou sobre o curso “Descubra o seu Tipo de Apego e Transforme o seu Relacionamento”, clique nos links. 💖✨
Com carinho,
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#Psicologia #Transformação #Autoconhecimento #Relacionamento #CorpoDeDor #LiberdadeEmocional #DonaAna #TiposDeApego #ApegoEvitativo