A palavra Sororidade é considerada sinônimo de Fraternidade. Ou seja, ela pode ser definida como a amizade entre mulheres, no estilo da amizade que deveria existir entre as irmãs.
É um sentimento de apoio, acolhimento, entre as mulheres, sem julgamentos. Independentemente das escolhas, ou estilo de vida, feitas por cada uma.
Quando uma mulher sente que suas escolhas de vida, como por exemplo trabalhar fora, a torna superior a mulher que escolheu ficar em casa cuidando dos filhos, ela não está praticando a sororidade.
O mesmo pode ser dito em relação a mulher que escolheu ter filhos e se sente superior a que escolheu não ter filhos.
Muitas vezes, nós mulheres, reclamamos da fraternidade existente entre os homens. Onde eles acobertam os “erros” ou os “deslizes” de outros homens.
E muitas vezes gostaríamos que existisse esse apoio e suporte entre nós mulheres, que parássemos de ver as outras mulheres como rivais.
Para que isso aconteça, a mudança precisa começar dentro de cada uma nós.
Precisamos acolher e respeitar as escolhas de cada mulher, pois cada mulher é diferente, cada mulher tem a sua própria história. Quando cada uma de nós conseguir agir assim, aí estaremos praticando a sororidade.
Você tem praticado a sororidade? Ou fica julgando, ou menosprezando, as mulheres que fizeram escolhas diferentes das suas?
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #sororidade #estadopresentedoamor #mulher #estadopresentedoamor