Listen

Description

Você já deve ter ouvido dizer que a pessoa que atua no Apego Evitativo só valoriza o outro depois que perde, mas a verdade é mais complexa.

Para o evitativo, o distanciamento não é algo negativo.

Na cabeça dele, ao se afastar, ele está te respeitando, te dando espaço para você ser quem você é. Então, quando você dá espaço, ou se afasta, ele acha que você está fazendo o mesmo.

Ele não percebe que você está, de fato, indo embora.

Para ele, isso é um sinal de que as coisas estão "bem".

Só quando a relação termina de verdade é que ele se dá conta de que algo está errado.

Mas, presta atenção! Isso não significa que ele vai, automaticamente, valorizar a relação ou pedir para voltar.

Ele apenas começa a entender o que aconteceu.

Muitas vezes, a pessoa que atua no apego ansioso grita, termina, faz escândalo para ser notada, esperando que o outro valorize e se reaproxime.

Mas a chave aqui é o equilíbrio emocional.

Não adianta romper na esperança de ser visto e de que o outro mude.

A mudança verdadeira acontece dentro de você, quando você reconhece os seus padrões e trabalha para construir relações mais saudáveis.

A terapia pode te ajudar a entender melhor essa dinâmica dos apegos, para que você compreenda seus comportamentos e encontre o equilíbrio que tanto busca.

Para mais informações de como funciona o processo terapêutico comigo, ou sobre o curso “Descubra seu Tipo de Apego”, clique nos links acima. 💖✨

Com carinho,

DONA ANA 💕🌿

Ana Paula da Rocha Lima

Psicóloga, CRP-08/15011

#Psicologia #Transformação #Autoconhecimento #Relacionamento #CorpoDeDor #LiberdadeEmocional #DonaAna #ApegoEvitativo #ApegoAnsioso