Listen

Description

O que o outro diz sobre você, tem muito mais a ver com ele do que com você.

Se ele te ofende, dentro dele, ele está repleto de raiva e de ofensas.

Se ele te entrega amor, é porque dentro dele há amor.

Antes que você me julgue e queira sair, dizendo ser papo de psicólogo e que estou validando a irresponsabilidade emocional das pessoas.

Presta atenção. Olhe para dentro de si. Muitas vezes estamos presos em uma tríade, onde atuamos ora como juiz, ora como tirano, ora como vítima.

Quando atuamos como juiz, julgamos o outro assim como nos julgamos internamente. Vivemos na busca da perfeição e somos inflexíveis.

E isso nos impede de tirar os nossos sonhos e projetos, do papel.

Quando atuamos como tirano, queremos ter o controle, ser superiores, que a pessoa aja da maneira que pensamos ser a correta. E muitas vezes usamos a desculpa que é para o bem dela.

Mas agimos assim para ter a sensação de controle e de poder. Poder que, muitas vezes, não temos em outras áreas da vida.

Agora quando ficamos nos lamentando que nada dá certo, que só nos acusam, que a vida do outro é melhor, estamos atuando como vítimas. E por que fazemos isso?

Porque é mais fácil, pois não precisamos olhar para dentro e realizar movimentos para mudar a nossa vida, para ter uma vida poderosa e livre.

E lembrando que, nos relacionamentos sempre procuramos alguém para que possamos realizar um desses papeis. Afinal qualquer um desses papeis (Juiz, Tirano ou Vítima) não consegue existir sozinho.

Agora me conta, o que você anda dizendo por aí?

DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011

#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #dependenciaemocional #donaana