Listen

Description

Eu recebi um relato de uma seguidora de Portugal, falando do profundo sentimento de tristeza que está sentindo após o filho ter saído da sua casa e, no sentimento dela, ele não demonstrar que sente saudades.

Ela me questiona se deve ser ela a continuar a enviar mensagens e a tentar manter esse contato com o filho.

Pelo relato, pode ser que ela esteja passando pela Síndrome do Ninho Vazio. Que são sintomas que acometem muitos pais quando os filhos crescem e saem de casa.

Entre os sintomas mais característicos estão a falta de sono e de apetite, tristeza profunda e sensação de vazio.

Porém, se esses sintomas perdurarem por muito tempo, é importante procurar ajuda de um profissional para tratar esse quadro. Pois, esses sintomas podem dar origem a outras enfermidades como depressão e ansiedade, causada pelo excesso de preocupação.

Quanto ao questionamento dela, eu respondo que sim, que se sente saudades entre em contato. Afinal, ser pai ou mãe é também se preocupar com os filhos.

Porém, ele está vivendo um novo momento da vida dele, e talvez esteja passando por inseguranças e não consiga demonstrar o que sente da mesma maneira que ela faz. E isso não significa que ele não sinta saudades ou que não a ame.

Por fim, a lembro que ela precisa aceitar que ele cresceu e que ele está voando. E que isso é ótimo para ele, e que também será para ela.

Agora é a oportunidade de ela passar a olhar com mais carinho e atenção para ela própria, isso pode não ser fácil no início, mas que quando ela começar a olhar para si com amor e compaixão, as mensagens não respondidas não terão tanto peso assim na vida dela.

Se fez sentido para você, curte e deixa um #EUACOLHO nos comentários.

DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011

#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #estadopresentedoamor
#donaana #transformação #paisefilhos #ninhovazio #dependenciaemocional