Você já deve ter visto algumas pessoas fazendo propaganda de jogos. Dizendo que estão ganhando muito dinheiro, de maneira fácil e rápida depois de terem instalado o “joguinho” no celular. Que não existe problema com esses jogos, basta você parar o jogo quando começa a perder, ficar algumas horas fora, depois retornar e voltar a ganhar.
Eu tenho recebido diversas ofertas para divulgar este tipo de jogo, e por mais que me digam que são jogos totalmente legalizados, eu como psicóloga sei o problema que existe por trás dos jogos de azar e sempre recusei a proposta.
E agora vou te explicar, de forma simplificada, o que a neurociência diz que acontece no seu cérebro e porque esse tipo de jogo é perigoso.
Quando eu começo o vídeo dizendo que algo mudou a minha vida, eu gero algum tipo de identificação com uma dor que você possui, gerando a expectativa de uma solução mágica para você.
E é exatamente essa expectativa o grande problema. Ela libera dopamina, que é um hormônio que provoca sensações de prazer, satisfação e aumenta a motivação para você fazer algo.
Por isso, esses jogos são chamados de jogos de azar. Pois se você ganha uma vez, mesmo que pouco, acaba ficando sempre na expectativa de ganhar mais, ou um valor maior, que irá resolver a sua vida ou te dar a vida dos sonhos.
E assim, você fica preso nesse looping, porque os momentos de expectativa, que liberam dopamina, são mais intensos e em maior número do que os momentos em que você realmente ganhou algum dinheiro. Tanto que você esquece o quanto já perdeu.
Se você está se vendo preso neste looping dos jogos, procure ajuda imediatamente. Isso é assunto sério e precisa ser tratado. Ou encaminhe esse vídeo para quem você sente estar passando por isso.
Se o vídeo fez sentido para você, e você deseja aprender como eu produzo o meu conteúdo para as redes sociais, comenta MENTORIA.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #jogosdeazar
#donaana #transformação #dependenciaemocional #neurociência #dopamina