Outro dia um consultorando (um paciente) trouxe a seguinte reflexão para mim no setting terapêutico:
— Dona Ana, a escassez de homem tá tão grande, que quando uma mulher encontra um cara legal, trabalhador, atencioso, acolhedor, gentil, ela não quer saber se ele é comprometido ou não. Parece que elas começam a idealizar que eu sou o tipo de homem que as elas estão procurando.
Ponderei com ele, que a carência sempre faz com que busquemos fora o que sentimos que nos falta. Talvez ele esteja sentindo que não está sendo tão admirado pela parceira e isso, de alguma forma, faz com que ele comece a “abrir espaço” que outras mulheres se mostrem interessadas nele. Pois isso de alguma forma o preenche.
Se ele estivesse repleto internamente de amor próprio, provavelmente ele não seria afetado pelo fato destas mulheres estarem “dando em cima” dele.
E da mesma maneira, que ele sente que existe ouras mulheres o desejando, a namorada pode estar passando pela mesma situação.
Quando estamos em cegueira emocional, não percebemos algumas coisas, e o nosso maior desejo é que alguém nos faça feliz.
Só que ninguém pode ser responsável pela sua felicidade. Essa função, de fazer você feliz, é única e exclusivamente sua.
Se a reflexão fez sentido, deixa um #EUACOLHO nos comentários.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #estadopresentedoamor #dependenciaemocional #liberdadeemocional #donaana #cegueiraemocional