Rubem Alves escreveu uma belíssima crônica sobre relacionamentos, onde ele compara o casamento a dois esportes específicos, que algumas pessoas podem achar que são parecidos.
Ele diz que o casamento pode ser um jogo de Tênis ou um jogo de Frescobol.
No jogo de tênis a intenção é que o outro jogador erre a bola, já no frescobol é não deixar a bola cair.
Então um relacionamento do tipo “Tênis”, é aquele onde o casal age como se fossem adversários, onde um precisa derrotar o outro. Seja com cortadas ou saques bem dados.
Ao final do “jogo”, os dois saem exaustos física e emocionalmente.
Em um relacionamento assim, provavelmente o casal vive em corpo de dor na maior parte do tempo, por isso estão sempre tentando vencer, ou ter razão, no dia a dia.
Um relacionamento do tipo “Frescobol”, é aquele em que o casal age como parceiros, onde você sempre tentar enviar a melhor bola para que ela seja devolvida para você, e assim vocês possam passar horas juntos, um servindo ao outro.
No frescobol, vocês até podem cansar, mas ambos terminam o jogo felizes.
Ou seja, o casal vive a maior parte do seu tempo em corpo de amor, onde um olha e entende o outro, são parceiros e se ajudam mutuamente. As conquistas são compartilhadas.
Agora reflita comigo, qual está sendo o “jogo” do seu relacionamento: Tênis ou Frescobol?
E se você pudesse escolher, qual você escolheria ter?
Se seu relacionamento está sendo um jogo de Tênis, compartilha com o seu parceiro, ou parceira, pois talvez vocês ainda tenham tempo e disposição para passar a jogar Frescobol.
E se fez sentido, deixa um #EUACOLHO nos comentários.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #corpodedor #dependenteemocional #rubemalves #tenis #frescobol #relacionamentosaudavel