Parece difícil de acreditar que uma pessoa bem sucedida, quando se envolve com um Dependente Emocional, acabe perdendo a sua identidade.
Vou explicar o porquê isso ocorre.
Mas antes eu preciso te lembrar de algo muito importante, um Narcisista é um Dependente Emocional. A diferença é que o Narcisista domina a arte da manipulação.
E assim, a pessoa que era bem sucedida, acaba se tornando um codependente emocional.
A pessoa bem sucedida, entra neste relacionamento achando que tem energia para sustentar sozinha este relacionamento.
E esse é o primeiro problema. Na tentativa de ajudar ao outro, ela começa a passar tudo que deu certo para ela neste caminho de construção de amor próprio.
O segundo, é que o dependente emocional não possui noção de autoeficácia, e, portanto, não consegue seguir “o caminho” que o bem sucedido está tentando ensinar.
O dependente emocional, em sua cegueira emocional, fica à procura de atalhos ou que o outro seja o seu salvador.
O outro, que a esta altura já se tornou codependente emocional, então passa a fazer de tudo para a pessoa, e chega ao esgotamento emocional, mental e físico.
Neste momento, os papeis começam a se inverter e o que era o bem sucedido, passa a culpar o outro por tudo o que aconteceu.
O narcisista abastecido energeticamente, mas ainda dependente emocional, parte para outro relacionamento, pois este parou de fazer sentido.
Agora a parte mais dolorida, isso não é culpa exclusiva dele.
Tudo o que acontece ou aconteceu na nossa vida, é porque em algum momento nós permitimos.
Você se identificou com esta situação? Quer sair da dependência ou da codependência emocional? Então eu te convido a fazer parte da mentoria “Liberdade Emocional”.
Para ser avisado da abertura das inscrições, se inscreva no link que está no meu perfil.
DONA ANA 💕🌿
Ana Paula da Rocha Lima
Psicóloga, CRP-08/15011
#psicologia #relacionamento #autoconhecimento #dependenciaemocional #donaana #cegueiraemocional #liberdadeemocional #paralisiaemocional #narcisismo #codependencia