Listen

Description

Ao longo de toda a sua carreira, Eliane Elias tem fornecido um fluxo constante de álbuns sofisticados, concebidos de forma inteligente, mostrando as suas habilidades no piano e um estilo vocal delicado.

Pianista, cantora, compositora e arranjadora paulistana, Eliane Elias, está radicada nos Estados Unidos, desde o ano de 1981, e teve a sorte e a competência de se fixar no mercado jazzístico, como um de seus grandes expoentes.

A tradição clássica encontra a espontaneidade do jazz e da MPB brasileira no jogo virtuosístico da pianista e vocalista Eliane Elias. Desde os seus primeiros trabalhos como membro do conjunto de jazz progressivo Steps Ahead, Eliane Elias tem explorado consistentemente caminhos musicais distintos através das suas gravações a solo e das suas atuações.

Como pianista, mostrou o seu calor e sofisticação na sua estreia em 1987 com o álbum, Illusions, ao qual se juntaram os os virtuososStanley Clarke, Eddie Gomez, e Lenny White. Os gigantes pianistas Chick Corea, Herbie Hancock e Keith Jarrett figuram na sua lista pessoal de influências.

Cantado na maioria em português e algumas em inglês, alcançou rapidamente a lista dos discos mais vendidos nos rankings de Jazz da Billboard e nas paradas europeias da França, Espanha e Portugal e também as paradas de álbuns mais vendidos no site Amazon, iTunes.

Na carreira já vendeu mais de 2 milhões de cópias, o que significa, para uma artista de Jazz, um número bastante expressivo. Seus discos sempre se alternaram mais em comerciais, onde ela toca e canta, e outros onde se pode realmente constatar sua técnica apuradíssima ao tocar piano.

Eliane Elias é uma das mais importantes artistas do gênero na atualidade e tem um grande mérito de conquistar seu espaço pelo seu talento e versatilidade, passeando pelo Jazz, Pop, Clássico e Bossa Nova. Uma artista que está acima da média, merecidamente.

A música tem na verdade o poder de transformar nossas vidas e aí está mais um grande exemplo de uma brasileira que faz sucesso no mundo todo. Só lamento que, aqui no Brasil, poucas pessoas conheçam o talento de Eliane Elias.

Nomimada para o Grammy nos anos de 1995, 1997, 1998, 2002, 2011, 2015, 2016 e 2017, venceu nos anos de 2016 e 2017.

Por isso o ÁGUA DE BEBER, um gole de jazz, bossa nova e outros sons, querendo valorizar esses dois gêneros e, principalmente, o talento de músicos, compositores, arranjadores e instrumentistas brasileiros, traz a grande voz e o talento ao piano dessa brasileira que é conhecida muito mais pelas platéias e ouvintes do exterior do que no seu próprio país.

Nesse episódio vamos ouvir o disco Made in Brazil, de 2015, vencedor do Grammy Awards, como Melhor Álbum de Jazz Latino de 2016.