"Tocar jazz é correr riscos", diz o contrabaixista, violoncelista, compositor e veterano do jazz Ron Carter. E é preciso dar-lhe crédito por nunca se acomodar a uma rotina ao longo da sua longa e bem sucedida carreira musical.
E nesse mês de maio, Ron Carter completou 85 anos de vida bem vivida e a serviço da sua arte e do jazz.
Então hoje, ÁGUA DE BEBER, um gole de jazz, bossa nova e outros sons traz o experimentado e provado Ron Carter de modo exuberante com as cordas de contrabaixos e violoncelos no álbum “Eight Plus”.
“Eight Plus”é um álbum do baixista Ron Carter e seu Noneto lançado e distribuído originalmente pela editora japonesa Victor, foi gravado no Van Gelder Studio, em Englewood Cliffs, Nova Jersey, em abril de 1990.
A direção de arte é de Tadashi Amagata. Com oito faixas, todos as composições e arranjos são de Ron Carter, à exceção da faixa 5 (A song for Bradley) que são de Leon Russel.
E Ron Carter vem com um time de primeira linha em uma formação de noneto com ele próprio no baixo piccolo, Stephen Scott no piano, Carol Buck, Kermit Moore, Chase Morrison e Rachael Steuermann no violoncello, Leon Maleson no baixo, Lewis Nash na bateria e Steve Kroon na percussão.
Assim, timing é expressão definitivamente apropriada para definir esse álbum “Eight Plus”, de Ron Carter, pois ele e seu noneto apresentam toda a exuberância das cordas de contrabaixos e violoncelos harmonizados com o tradicional quinteto de jazz clássico, sem metais, e onde as composições vão muito além do ambiente típico do jazz.
A luxuosa fotografia de Ron Carter que ilustra o card desse episódio foi cedida, gentilmente, pelo professor e jazzman Daisson Flach, a quem, penhoradamente, agradeço a parceria e a paixão comum pelo jazz.
Boa audição.