No episódio #2 do Álbum de Figurinhas, contamos a história de uma emblemática cancha sul-americana: o Estádio Nacional do Chile, localizado na capital do país, Santiago.
É considerado monumento histórico pelo governo chileno desde 11 de setembro de 2003, quando do aniversário de 30 anos do golpe militar que provocou a morte do então presidente Salvador Allende, e a instituição da ditadura comandada pelo general Augusto Pinochet.
Falamos da relação da ditadura chilena com o estádio, usado como prisão logo após o golpe. Relembramos o “jogo da vergonha”, uma partida em que um só time entrou em campo – e marcou um gol!
Como nem tudo na História é tragédia, passamos também pelos grandes acontecimentos esportivos ocorridos no Estádio Nacional, como a Copa América de 2015, primeiro título da história da seleção chilena de futebol. O local também foi palco de várias finais de Libertadores (e seria palco de uma outra, que acabou não ocorrendo ali), portanto não poderíamos deixar de falar de sua relação com o maior torneio do continente.
Ficha técnica:
Apresentação: Daniel Pires. Comentários: Alexandre Leite e Guilherme Alves. Edição de áudio: Alexandre Leite e Gustavo Bossolane. Coordenação do projeto: Diogo Rodrigues.
Siga: instagram.com/albumfigpodcast | twitter.com/albumfigpodcast