No episódio #4 do Podcast Álbum de Figurinhas, contamos a história de George Weah, único africano a ser eleito melhor jogador do mundo pela Fifa, em 1995. Weah nasceu na Libéria, país da África Subsaariana, e brilhou nos gramados europeus, com passagens marcantes por Monaco, PSG e Milan.
Em 2017, George Weah foi eleito presidente da Libéria, depois de um mandato como senador e uma tentativa de eleição presidencial mal sucedida, ocorrida em 2005. Envolvido com causas sociais desde a época de jogador, conseguiu o cargo máximo de sua nação e, com ele, também as diversas responsabilidades implicadas: problemas sociais, questões de gênero, miséria, além do desafio de manter a paz em um país que vivia em guerra civil até 2003.
Destrinchamos a carreira de Weah como jogador, tanto nos clubes quanto na seleção liberiana, que nunca jogou uma Copa do Mundo, mas esteve muito próxima disso em 2002. Falamos sobre os detalhes do prêmio de melhor do mundo, descrevemos o estilo de jogo de Weah, a referência que ele se tornou para outros atacantes. Abordamos também os desafios enfrentados pelo presidente da Libéria e a situação socioeconômica do país. Você também vai conhecer, no podcast, os dois filhos de Weah que seguiram os passos do pai e se tornaram jogadores de futebol.
Ficha técnica - Apresentação: Diogo Rodrigues. Comentários: Felipe Leite e Vitor Rezende. Edição final de áudio: Diogo Rodrigues.