Cesar Romão entrevista a estilista e consultora de moda Maria Zeli. Segundo Glorinha Cohen: "Com o aluguel de cerca de 300 peças mensais, a loja da estilista tem atualmente um acervo de 1.500 trajes e sua área de franquia busca novos investidores.
Do momento em que começou a dar os primeiros passos no mundo da moda até a hora em que identificou neste mercado, a chance de abrir a Maison Maria Zeli, e alguns anos, depois transformá-la na primeira franquia de aluguel de trajes masculinos e femininos do Brasil, a estilista sempre se destacou pela facilidade com que consegue entender seus clientes e pela capacidade de acompanhar o mundo da moda e suas transições.
Com 40 anos de carreira, a estilista traz em sua trajetória, uma vasta experiência, tendo o primeiro contato com a moda desde os primeiros anos de vida, na década de 1960, em Botucatu, quando dividia seu tempo entre o crochê da mãe e as projeções cinematográficas do pai (empresário proprietário do cinema da cidade vizinha: Pardinho).
Aos 10 anos de idade, já mostrava um forte lado empreendedor, ao inventar modelos de roupas customizadas. Bastante original, seu primeiro vestido chamou a atenção prontamente. Feito em cor verde-limão, foi complementado com acabamento de florzinhas de crochê produzidas pela mãe e bordadas no vestido com pequenas pérolas.
O empreendedorismo de Maria Zeli continuou aflorando. Na década de 1970, tempos ainda difíceis politicamente tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, a estilista foi à Argentina para conhecer as novas tendências e fazer compras. Na época, iniciou o seu atual negócio revendendo roupas diferenciadas.
Em 1977 abriu a sua primeira loja multimarcas e, paralelamente, cursava Administração em Moema na Faculdade Princesa Isabel. Mais adiante, fechou uma importante parceria com a Cori, reconhecida no cenário nacional, Maria Zeli entrou com o estabelecimento comercial e a Cori com as coleções.
Há 20 anos no mesmo endereço com clientela fiel, a estilista possui uma grande “Maison” no bairro de Moema, zona sul de São Paulo, onde emprega 14 colaboradores. Nesse ateliê a estilista e consultora de moda Maria Zeli cria suas próprias coleções com modelos exclusivos para atender todos os perfis da clientela. No início deste empreendimento, ela viajou a Nova York e comprou muitos trajes de festas, tendo sucesso imediato com essa novidade, quando descobriu o aluguel de trajes para festas e viu aí uma excelente fonte de renda.
A partir disso, pesquisou mais sobre este tipo de mercado e decidiu investir no conceito de aluguel de trajes. Começou com locação de vestidos de noiva e hoje confecciona trajes masculinos sob medida para noivos, pajens, padrinhos, formandos e altos executivos, além de trajes feminino: madrinhas, daminhas, formandas, debutantes e convidadas.
Sua loja tem atualmente um acervo de 1.500 trajes e promove o aluguel de cerca de 300 peças mensalmente. O local tem 10 salas além de espaços para atendimentos privativos. Os vestidos femininos estão todos separados por cores e tonalidades, facilitando assim a escolha do modelo. O departamento masculino é excelente oferecendo muitas opções para fechamento de listas para padrinhos de casamento e festas para debutantes.
“Todos os anos de carreira foram essenciais para aprimoramento no atendimento ao cliente. Por isso, treino minhas consultoras para ter o mesmo perfil de atendimento para a completa satisfação das minhas clientes. Devem saber, por exemplo, mostrar ao cliente o que combina melhor com o corpo e com o tom de pele. Afinal, gosto a gente aprimora”, afirma a estilista e consultora de moda Maria Zeli".
Transmissão Rádio Vibe Mundial 95,7 FM. Exibição: 09/04/2010 - O Programa com Cesar Romão está no ar desde 1999.