No Fala Mulher dessa semana nós vamos abordar sobre um assunto da maior relevância: a comunicação pública.
É isso mesmo gente, estamos sofrendo tentativas de privatização em Minas Gerais até na comunicação, algo previsto na constituição, como de grande importância para sociedade. Mas, aqui em Minas, o governo quer privatizar.
A situação tem sido alarmante na Rádio Inconfidência e TV Rede Minas. No último dia 17 de fevereiro, a rádio fez uma demissão em massa de funcionários, os mais antigos. A prática vem sendo implementada desde o final de 2020, quando foi lançado o Programa de Desligamento Voluntário (PDV).
De acordo com a presidenta do Sindicato dos Jornalista de Minas Gerais, Alessandra Melo, o governo de Minas de maneira arbitrária demitiu empregados com décadas de casa, para substituí-los por comissionados. O impacto disso tem sido grande.
E hoje estamos fazendo um compilado de uma entrevista que a Alessandra Melo, presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, concedeu ao Roda de Conversa, programa do pelo Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Minas Gerais (Sind-UTE). Denise Romano, coordenadora-geral do Sindicato também esteve presente no nosso bate-papo.