Dor do Câncer - Bomba de Infusão Intratecal
🎯 Consulte Com Um Especialista Agora (Online ou Presencial)! https://willianrezende.com.br/dorneuropatica
00:00 - Dor do câncer - bomba de infusão intratecal
00:15 - O que é bomba de infusão intratecal?
Uma bomba de infusão intratecal é um método de administrar medicação diretamente na medula espinhal. O sistema usa uma pequena bomba que é cirurgicamente colocada sob a pele do abdômen. A bomba fornece medicação por um cateter que vai até a área ao redor da medula espinhal. Como o medicamento é administrado diretamente na área da dor, seus sintomas podem ser controlados com uma dose muito menor do que a necessária com a medicação oral, reduzindo os efeitos colaterais da medicação. Popularmente, esses dispositivos são conhecidos como bomba de morfina ou bomba de baclofeno.
O procedimento se baseia na seguinte lógica: as medicações injetadas na região intratecal (no líquor) atingem o seu alvo de forma mais direta, necessitando de uma dose menor do que a oral, para fazer o mesmo efeito.
Dessa forma, uma medicação utilizada por via oral necessita de uma dose 100 vezes maior do que a mesma medicação quando utilizada por via intratecal, reduzindo assim os efeitos colaterais e mantendo o mesmo benefício.
01:21 - teste pré implante de bomba de infusão intratecal
Antes de se aplicar a bomba definitiva, é adequado fazer um teste para ver se o paciente realmente vai responder à injeção de medicamento na raqui, que é a coluna. Porém, o teste pode ser também na peridural, mas um teste com uma via mais direta ao sistema nervoso central.
Para isso, existem diversas modalidades; o teste pode ser feito peridural, intratecal, injeção contínua, tem vários tipos de teste, vários protocolos de diferentes serviços. Mas a questão é que o paciente tem que passar no teste, tem que ter uma melhora satisfatória da dor para ele e tem que ter uma melhora nas escalas de dor. A pessoa, passando dessa fase, pode ir para a cirurgia de implante definitivo.
02:17 - Como é feito o implante da bomba intratecal?
O sistema de bomba de infusão intratecal de morfina consiste num cateter implantado na região da coluna, que libera quantidades muito pequenas de morfina junto ao líquido que envolve a medula espinhal. Este cateter é conectado a um reservatório que fica implantado na região abdominal embaixo da pele. Periodicamente, o reservatório é reabastecido através de uma pequena punção do mesmo. O tempo para reabastecimento depende da quantidade de morfina necessária para o paciente, sendo realizado, em média, a cada 2 a 6 meses.
Neste vídeo:
Bomba de infusão intratecal
O que é uma bomba de infusão intratecal
Como é feito o implante da bomba de infusão intratecal
Bomba de morfina
E muito mais
Nos acompanhe nos outros canais:
Site: https://regenerati.com.br/Instagram: https://instagram.com/clinica_regenerati
Facebook: https://www.facebook.com/regenerati/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/clinica-regenerati/
E-mail: contato@regenerati.com.br
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, Parkinson, insônia, dor miofascial, apneia do sono, Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.