Tendinite - O Que é Tendinite e Bursite
🎯 Agende sua consulta: https://regenerati.com.br/contato/
A bursite e a tendinite são inflamação na bursa e nos tendões, respectivamente. A inflamação nessa região geralmente se dá por conta da sobrecarga, esforço repetitivo, desequilíbrio muscular ou impacto. Mas como identificar o local desta inflamação e confirmar o problema para direcionar o tratamento mais adequado?
A tendinite é uma inflamação do tendão, caracterizada por inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Já a bursite é a inflamação da bursa (uma "bolsa" cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo), e que se localiza em ombros, cotovelos, quadril e joelhos.
Como é feito o diagnóstico da bursite e tendinite? Primeiramente, o médico deve constatar as queixas do paciente. Depois, é feito um exame físico e logo a seguir um exame de imagem, onde é possível confirmar o diagnóstico e ainda o nível da inflamação.
É importante fazer o diagnóstico precocemente, evitando a evolução do problema e possivelmente uma lesão nos tendões do manguito rotador. Alguns exames de imagem podem ser utilizados para ajudar o médico a entender qual é a lesão e sua gravidade.
A radiografia é uma das primeiras opções de exame para avaliar tendinite e bursite, mas só é capaz de identificar lesões iniciais. Outro exame de imagem que é considerado de ótimo custo-benefício é a ultrassonografia, além de funcionar como um guia para as punções terapêuticas.
Quando as lesões são mais profundas, a confirmação vem por meio da uma ressonância magnética. Nesse exame, é possível confirmar o diagnóstico quando as bursas não estão facilmente acessíveis para inspeção, palpação ou punção. Outro ponto, é que tanto a ressonância magnética como a ultrassonografia aumentam a precisão da identificação das estruturas envolvidas.
Em alguns casos, é preciso fazer o exame de ressonância magnética com a utilização do contraste. Neste caso, o exame é chamado de artro ressonância magnética do ombro. Ele é solicitado quando a indicação clínica (como dor ou incapacidade na imobilização) é significativa e a ressonância magnética convencional não apresenta alterações relevantes.
A utilização do contraste também pode avaliar o comportamento vascular das estruturas em observação. Com isso, é possível ampliar a intensidade de sinal nas estruturas com fluxo sanguíneo aumentado, o que acontece em casos de tumores ou inflamações.
Neste vídeo:
- Tendinite;
- Bursite;
- O que é tendinite e bursite;
E muito mais
Nos acompanhe nos outros canais:
Site: https://regenerati.com.br/
Instagram: https://instagram.com/clinica_regenerati
Facebook: https://www.facebook.com/regenerati/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/clinica-regenerati/
E-mail: contato@regenerati.com.br
Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, Parkinson, insônia, dor miofascial, apneia do sono, Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.