A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realiza nesta quinta (16) o Bloomsday, com uma série de atividades dedicadas ao escritor irlandês James Joyce, a partir das 17h. Leituras, performances, apresentações de dança e música irlandesas compõem a programação. Diversos tradutores de novas edições de obras de Joyce estarão presentes na tenda montada no Jardim da Casa das Rosas.
O evento também comemora os 100 anos de lançamento de Ulysses, a obra mais famosa do autor e que originou o Bloomsday. O tradicional encontro é realizado em diversos países sempre no dia 16 de junho, data em que se passa a história de Leopold Bloom, o personagem central do livro. Ao longo de todo o dia ele perambula pelas ruas de Dublin, capital da Irlanda, no ano de 1904.
O Bloomsday paulistano é o mais longevo evento literário da cidade, criado em 1988 por Haroldo de Campos e Munira Mutran. Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo atua na organização do evento há trinta anos. Ele afirma que a centenária obra Ulysses ainda desperta muito interesse, atenção e curiosidade. “De certo modo, Joyce embutiu tudo o que é mais característico da humanidade em um único dia nesse périplo do protagonista Leopold Bloom por Dublin. A obra transcende os limites do indivíduo no seu tempo e espaço e se projeta se projeta para a eternidade”.
A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, número 37.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 10h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.