“ O fotojornalismo é um certificado de presença do Brasil”, define o jornalista Flávio Pinheiro, idealizador do site Testemunha Ocular, que está disponível para consultas e pesquisas a partir desta quinta (02). Segundo ele, a atuação dos profissionais da área gera um mapeamento muito completo dos problemas sociais do país, das questões indígenas, do cotidiano das cidades, além da política, da cultura e do esporte. “O fotojornalismo é uma atividade engajada nessa tentativa de mostrar mais e mais o que é o Brasil; é uma indispensável expressão visual da liberdade de informação”, afirma.
Testemunha Ocular apresenta a produção e a biografia de fotojornalistas de diferentes gerações e regiões do país. Uma das seções do site é dedicada à trajetória de profissionais cujos acervos estão sob a guarda do Instituto Moreira Salles. Inicialmente, estão presentes seis nomes: José Medeiros, Luciano Carneiro, Henri Ballot, Evandro Teixeira, Custódio Coimbra e Walter Firmo. Outra seção, denominada Em Foco, mostra o trabalho de 44 fotojornalistas, incluindo dois grandes nomes da imprensa brasileira que faleceram em 2022: Orlando Brito e Erno Schneider. Também há a seção reunindo fotos históricas provenientes do acervo dos Diários Associados e de outras coleções do Instituto Moreira Salles.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.