Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

A ascensão de grupos e lideranças políticas de extrema-direita no poder tem um impacto negativo nos esforços dos países para conter a mudança do clima.


De acordo com um estudo publicado por pesquisadores britânicos, a presença de partidos populistas de direita no parlamento e no governo resultou em uma redução média de 25% nesse índice, refletindo um enfraquecimento de compromissos e políticas associadas a clima nesses países.


Esse foi o assunto destacado pelo jornalista Mario Augusto, em sua coluna no Estação Cultura desta terça-feira (19). O especialista em direito ambiental destacou que, segundo o estudo, os partidos de extrema-direita apresentam uma postura negacionista em relação a ciência.


Para tal conclusão, a pesquisa analisou a situação de 25 países da OCDE ao longo de mais de uma década por meio de um índice de política climática.


Mario Augusto associa o estudo com a situação brasileira. Segundo ele, o governo Bolsonaro ganhou destaque internacional promover “um verdadeiro desmonte da política ambiental do país".


O programa "Estação Cultura" com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM (103.3 MHz), de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, também na Cultura Brasil (AM 1200 kHz ou FM 77,9 MHz) e no aplicativo Cultura Digital.