O corpo da cantora lírica Niza de Castro Tank será sepultado nesta segunda (25) em sua cidade natal, Limeira, no interior de São Paulo. Ela morreu em casa, no bairro Vila Marieta, em Campinas, de causas naturais, aos 91 anos. A notícia repercutiu nas redes sociais, com homenagens de artistas da cena lírica, especialmente dos que foram alunos da cantora.
Um dos nomes mais importantes do canto lírico brasileiro, Niza de Castro Tank é reverenciada como “grande diva”, “dona de voz pura e cristalina”, “artista de rara qualidade”, uma “mãe musical”.
Intérprete incomparável da personagem Ceci, de O Guarani, de Carlos Gomes, Niza gravou a obra em 1958 com o maestro Armando Belardi. Foi ele que a aprovou para o elenco da Rádio Gazeta, em 1958, após breve audição. A fama no rádio levou a cantora a palcos brasileiros, como o Theatro Municipal de São Paulo, e a países como Israel, Rússia, Alemanha, Itália e Portugal. Niza Tank poderia ter brilhado em carreira internacional, afirmam ex-alunos da professora, como o tenor Lenine Alves Santos. “O amor ao Brasil e à cultura brasileira a fez escolher ficar no país”, afirma.
Ouça a homenagem do Estação Cultura a Niza de Castro Tank
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.