Na semana do tardio desfile das escolas de samba, a coluna de Atílio Bari destaca os detalhes de um bloco diferenciado do Planalto Central, localizado num cercadinho em Brasília, que está se preparando para sair às ruas com suas vestimentas festivas.
Nesta alegoria de Atílio Bari, o bloco carnavalesco terá o enredo “só saio daqui quando eu quiser”, acompanhado por uma comissão de frente composta por quatro marmanjos portando fuzis automáticos ao lado de criancinhas devidamente ensaiadas para fazer sinais de arminhas para a plateia.
Na sequência da pista aparece a esfuziante cloroquina, confeccionada em embalagens do medicamento para malária, e ainda o bloco da bateria, composta de latinhas de leite condensado, “que já estão fazendo barulho há muito tempo”. O encerramento das apresentações ficará a cargo do presidente da agremiação, que estará no topo de um carro alegórico em forma de motobicicleta. "Ficará para quem vier a desfilar depois, a função de limpar aquela porqueira toda produzida por eles”, afirma.
Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, Atilio Bari participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Cirley Ribeiro - MTB: 832/SC