Em comemoração à Semana Santa que antecede à Páscoa, Atílio Bari destaca a história de Cristo, que se reuniu com seus discípulos e fez a última ceia antes de ser crucificado no dia seguinte. “Quase 2 mil anos depois a história repercute com uma força impressionante”, diz ele.
O apresentador relaciona o sofrimento de Cristo crucificado à situação de muitas famílias em cidades da Ucrânia que tentam fugir em busca de sobrevivência sem saber se haverá futuro. “É um calvário que nos pegou desprevenidos”, afirma o colunista ao citar também outras regiões do mundo que sofrem do mesmo mal causado por uma guerra.
Diferentemente de um conflito em que muitos acabam perdendo suas vidas, Cristo ressuscitou. Para Atílio Bari, isso mostra que “a vida é maior, que o ser humano é resiliente, e que a espécie humana sobrevive a holocaustos, guerras, [...] e enchentes...”
"Se a gente se lembrar daquela história de 2 mil anos atrás, talvez ela deixe de ser apenas uma data a mais no calendário e nos inspire para dias melhores", finaliza o apresentador, destacando a história de uma pessoa que foi traída, mas mesmo assim ensinou a amar e trouxe de volta a esperança para milhares em Nova Jerusalém e em várias partes do mundo.
Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, Atilio Bari participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Cirley Ribeiro - MTB: 832/SC