Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

Mais de quarenta itens do acervo do Museu da Cidade e de outras instituições de memória foram reunidos para a exposição “Chá. Um viaduto, algumas histórias”, em cartaz na Chácara Lane. Há fotografias, croquis, cartões-postais, vídeos, depoimentos, obras de artistas e registros das transformações do viaduto – o primeiro de São Paulo – inaugurado em 1892.


Estrutura que liga a Rua Barão de Itapetininga à Rua Direita, no centro histórico de São Paulo, o Viaduto do Chá é um dos grandes marcos da arquitetura paulista e não se restringe a um lugar de passagem. Ele serviu como ponta de lança para a modernização da cidade e tem muitos simbolismos. Esse é o olhar proposto pela curadora Ana Paula Nascimento na exposição que teve origem durante estágio pós-doutoral da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Em meio à pesquisa, realizada entre 2013 e 2018, a curadora e pesquisadora encontrou uma proposta de remodelação do viaduto, de 1911, com uso misto de materiais: metal e concreto armado. Foi o impulso para perceber a importância da estrutura na região central de São Paulo.


A exposição “Chá. Um viaduto, algumas histórias” fica em cartaz até 28 de junho de 2023, com visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. O endereço da Chácara Lane – uma das unidades do Museu da Cidade – é Rua da Consolação, 1024. Entrada gratuita.


O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.