Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

A memória que desaparece em vida, em consequência de doenças como o Alzheimer, é o tema principal da ópera O Afiador de Facas. A composição de Piero Schlochauer estreou em Ribeirão Preto, em 2024, e chega ao projeto Ópera Fora da Caixa nesta sexta-feira (27).

O enredo acompanha o cotidiano de uma família afetada pela perda da memória de um de seus integrantes, mesclando lembranças e a realidade em meio a um processo de luto. Piero Schlochauer buscou elementos na experiência do próprio avô, diagnosticado com Alzheimer, para compor a ópera com o tema da memória.

No aspecto musical, a obra se inspira em um material harmônico baseado no apito utilizado pelos afiadores de facas. Existe um jogo na orquestração entre as memórias que se repetem e instrumentos que desaparecem aos poucos, tornando o som cada vez menos denso e orquestrado com o andamento da ópera.

O Afiador de Facas tem libreto de Piero Schlochauer e Beatriz Porto. A direção musical da Orquestra Experimental de Repertório é de Leonardo Labrada, e Fernanda Vianna faz a direção cênica. No elenco estão Cecília Massa, Edineia Oliveira, Julián Lisnichuck e Flávio Borges. As apresentações ocorrem na Central Técnica do Theatro Municipal, na Rua Pascoal Ranieri, 75, no Canindé.


O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.