O Centro Cultural São Paulo será palco do show de lançamento do EP “Tributo a Pena Branca e Xavantinho”, nesta quinta-feira (14), às 19h. Cláudio Lacerda (violão e voz) e Rodrigo Zanc (viola e voz) interpretam o repertório que se tornou conhecido nas vozes dos irmãos José Ramiro Sobrinho – o Pena Branca – e Ranulfo Ramiro da Silva – o Xavantinho. Mineiros de Uberlândia e radicados em São Paulo, fizeram muito sucesso com a canção “O cio da terra”, de Chico Buarque e Milton Nascimento.
Também compõem o EP faixas como “Vaca estrela e boi fubá” (Patativa do Assaré), “Chuá chuá” (Pedro Sá e Ari Pavão), “Jardim da fantasia” (Paulinho Pedra Azul), “Vide, vida marvada” (Rolando Boldrin), “Romaria” (Renato Teixeira) e Cálix Bento” (D.P. adapt. Tavinho Moura). Cláudio Lacerda e Rodrigo Zanc ainda incluíram “Bandeira do Divino” (Ivan Lins e Victor Martins), que não chegou a ser gravada por Pena Branca e Xavantinho.
A ideia do projeto nasceu em 2010, após a última apresentação de Pena Branca, em uma roda de violeiros no Sesc Pompeia, ao lado de Lacerda e Zanc. O cantor faleceu dias depois e, o que era para ser uma nova proposta de turnê em trio, transformou-se em tributo a uma das duplas mais importantes da música caipira raiz.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.