O violonista brasileiro Plínio Fernandes e o grupo D-Composed se unem no concerto da série TUCCA Internacional desta quarta-feira (20), em celebração ao Dia da Consciência Negra, na Sala São Paulo. O programa inclui obras de compositores negros como Leo Brouwer, Tomeka Reid e Jessie Montgomery, além da estreia de “Saravá”, do compositor João Luiz Rezende, encomenda da TUCCA e de Plínio Fernandes.
Esta apresentação também marca a estreia do coletivo D-Composed no Brasil. Fundado em 2017, o D-Composed é um coletivo negro de música de câmara, sediado em Chicago, formado por 7 integrantes, que tem como missão celebrar e difundir a cultura e a criatividade negra, tornando as experiências líricas mais acessíveis ao público.
Em entrevista à Cirley Ribeiro, Plínio Fernandes conta como surgiu a ideia da parceria com o D-Composed, e compartilha as vivências e os desafios relacionados à divulgação das obras de compositores negros.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também no aplicativo Cultura Play.