Listen

Description

“A Mala de Jorge Amado” é um documentário em áudio produzido pelo Posfácio Podcast. A obra mergulha em um dos períodos mais misteriosos da vida do escritor baiano: os anos de 1941 e 1942, quando esteve exilado entre Argentina e Uruguai.

A narrativa parte da descoberta de uma mala esquecida por décadas — deixada por Jorge Amado antes de voltar ao Brasil, sabendo que seria preso. Dentro dela, estavam documentos, cartas, manuscritos, fotografias e até um romance inédito, que permaneceram guardados por mais de 70 anos, até chegarem às mãos da professora Tânia Ramos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais de 1.500 documentos compõem hoje um acervo que revela novas camadas da trajetória do autor de Gabriela, Cravo e Canela e Tieta do Agreste: sua militância política, suas amizades e também histórias íntimas.

O episódio especial reconstrói esse elo perdido entre a vida pública e privada de Jorge Amado, a partir de entrevistas com pesquisadoras que se debruçaram sobre o conteúdo da mala e das descobertas que ele guarda.

Ficha técnica

Pesquisa, produção, entrevistas, roteiro e apresentação: Stefani Ceolla

Edição e sonorização: Vinícius Krüger Martins, da BZT

Revisão do roteiro: Larissa Guerra

Gravação da locução: estúdio da Neocast Coworking e Produções

Técnico de áudio: Carlos Domingues

Locução dos trechos do livro “Navegação de Cabotagem”: Erick Vinícius

Assessoria de comunicação: Adrielli Duarte, Eliza Freire, Maria Eduarda Assman, Maria Eduarda Fontana, Raissa Hübner e Sophia Grin

Esse episódio usou áudios da Fundação Casa de Jorge Amado e do programa Vox Populi, da TV Cultura.

Apoie!

Essa é uma produção do Posfácio Podcast, um projeto de jornalismo cultural independente mantido exclusivamente por quem ouve e apoia. Se você quiser fazer parte, acesse apoia.se/posfaciopodcast. Siga @posfaciopodcast nas redes sociais e saiba mais.