Listen

Description

RAPHĀH
(Baseado no Sl.46)

Esta Palavra é mt sem lógica, pelo menos para nossa mentalidade. Porque apresenta como solução para momentos de angústia o não fazer nada. Mais do aquietar-se, a raiz dessa palavra está ligada a ideia de estar deitado numa cama. Poderoso isso de pensar em uma ação de contemplar quieto o que é maravilhoso.

Enquanto nossa alma estiver perturbada dentro de nós, a inquietação nos obriga a estar ativos 24h por dia, 7 dias por semana, isso nos transforma em engrenagens que não podem parar. O salmista ouve de Deus: "PARE! Angústia não se resolve com ativismo.

Precisamos aprender o exercício do RAPHĀH. Imagine o esforço necessário para ficar quieto. Nem sempre conseguimos, porque nossa mente está formatada, condicionada para o ativismo. Isso nos leva a uma alienação do sentido e propósito, então começamos a fazer por fazer, tentando responder a demandas de outros ou inventadas por nós mesmos.

Deus nos manda parar e saber. Quando isso acontece, a realidade de Deus em nós torna-se evidente e consciente, nos dando a dimensão exata de que Deus é refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. E isso é PLENO. Levá-nos a uma ação no mundo e na Vida cheia do propósito e sentido de Deus. Por isso, precisamos aprender a PARAR para poder seguir. Precisamos exercitar o RAPHĀH.