6. Resistência e Encorajamento (hypomones e paraklesios)
Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
Romanos 15:4
Ninguém precisa de motivação para respirar, comer e beber água. Quando Deus passa a ser necessário não precisamos mais de algo para motivar nossa ação. Geralmente “usamos” a ideia de Deus para atender nossas emoções e o nosso entendimento. Gastamos muito de nosso esforço para encaixar Deus em nossos padrões. A nova criatura em Cristo nasce da água e do Espírito, mas respira, se alimenta e bebe de Deus (fonte da vida). A velha natureza corrompida por nossos pecados, não necessita de Deus, mais do que isso, se afasta Dele pois é desnecessário, incomoda e atrapalha sonhos, desejos e ambições que operar nas trevas. Por isso, inventamos ídolos erguidos em nossos desertos para uma motivação enganosa.
Os nascidos de novo, encontram sua resistência e encorajamento naquilo que procede das Escrituras. Nessa condição mantemos a esperança sem a expetativa corrompida por nossos sonhos. Por isso, quando não temos o que queremos seguimos para o alvo, porque nos alimentamos da fé para a vida, da esperança do Porvir e do amor para agir. Assim, não caminhamos pelo o que vemos, não esperamos como se fosse uma aposta de futuro e não amamos pela satisfação de uma carência emocional. Então o que nos move? Uma nova forma de ser no mundo. Sem a regeneração em Cristo, não há motivação que baste, pois a velha natureza quer ver, achando que isso leva a crer (não aguenta a falta de resultados), não aceita a simplicidade esperar com paciência no Senhor; e não suporta dar a outra face, caminhar mais uma jornada e perdoar quem não merece.
Por isso, hoje temos tantas estratégias motivacionais, porque não queremos romper com nossas trevas, escolhemos a aparência e desejamos ter sensações agradáveis. O problema é que o Evangelho mexe com nossas estruturas do ser e não com aparências. Portanto, mais importante do que sentir motivação para ser cristão, precisamos ser confrontados e incomodados pelas Escrituras para uma nova forma de ser neste mundo, em Cristo. Isso gera muito incomodo e conflitos gigantescos (pois a mudança é na estrutura do ser). No entanto, temos paz, sabendo que toda resistência e encorajamento para essa nova forma de ser vem das Escrituras.