O SER e o FAZER discípulo de Cristo
3. Qual é o lugar da Teologia? Os princípios:
• Bíblicos
• Teológicos
• Comunitários
Ao refletirmos sobre a importância da Teologia, achamos que o estudo teológico nos dá parâmetros para aferir a verdade sobre a Revelação de Deus. No entanto, Teologia não pode ser a régua de medir VERDADES Bíblicas, simplesmente porque é construção humana, um esforço nosso para relacionar Bíblia, Revelação e Igrejas. Simplificando, a Teologia nos ajuda a elaborar modelos para entender e explicar aspectos das Escrituras na dinâmica da vida comunitária.
Por ser uma elaboração humana, algumas explicações acabam se cristalizando tanto e de uma forma tão profunda em nossas tradições que podemos nos esquecer alguns princípios essenciais para a construção de nosso entendimento e experiência com Deus. Por isso, precisamos considerar a Teologia como uma ferramenta humana que usamos para elaborar e explicar a quem perguntar a razão da esperança que há em nós (usando as palavras de I Pedro 3:15).
Mas, como esses princípios podem nos ajudar a ser uma Igreja de discípulos que faz discípulos?
Porque a Teologia nos ajuda a entender e explicar:
1. a nossa fé e nossa ação no mundo;
2. a elaboração de nossas doutrinas;
3. a centralidade de Cristo e do Evangelho na forma como interpretamos as escrituras, a nós mesmos e o mundo.
Portanto, um discípulo de Cristo está sempre caminhando o Caminho, buscando sua maturidade espiritual. Neste sentido, precisamos da Teologia para construirmos uma fé com base bíblica, cristocêntrica e contextualizada (relevante). A boa Teologia nos ajuda a ver além dos dogmas, das doutrinas, das tradições, muitas vezes restritas a uma delimitação temporal e espacial. Há questões teológica que são específicas de um momento histórico localizado no tempo e no espaço. Hoje não existe mais um sistema escravista, as mulheres não precisam mais usar véu, etc. Porém, há nessas singulares e especificidades algo ligado à nossa humanidade criada e também uma VERDADE de Deus. Além disso, a boa Teologia nos dá suporte para entender as demandas, as questões, as angústias do nosso tempo, para que possamos encontrar nas Escrituras, na Vida Comunitária e na Espiritualidade (oração e devoção) o Caminho, Verdade e a Vida para o nosso tempo. Assim, com um olhar mais profundo das nossas doutrinas (da fé que praticamos) e do mundo que nos cerca teremos um preparo melhor para a missão que nos foi proposta SER e FAZER DISCÍPULOS DE CRISTO E PARA CRISTO.
Pr. Cezar Uchôa Jr.
21/09/2022